Notícias de saúde

Denunciado Outro Hospital Britânico por Deixar Corpos no Chão

19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Um hospital britânico foi acusado na quinta-feira de armazenar cadáveres "como pedaços de carne" no chão de uma sala sem refrigeração, dias depois que um escândalo do mesmo tipo chocou o país.

A Grã-Bretanha ficou chocada com fotografias publicadas no começo desta semana de sete corpos embrulhados em lençóis em mantidos por até 24 horas no chão de uma capela no hospital Bedford, norte de Londres.

O incidente provocou ultraje na opinião pública e levou o secretário da Saúde, Alan Milburn, a fazer um pedido de desculpas no Parlamento.

Uma foto mostrando um outro hospital público adotando a mesma prática foi publicada no tablóide Mirror na quinta-feira.

Ricky Kay, ex-porteiro do Hospital Geral Newham, no leste de Londres, disse ao jornal que recebia ordens de deixar os corpos "como pedaços de carne" no chão.

Kay entregou uma foto mostrando vários corpos embrulhados em lençóis, presos com fita adesiva, no chão de uma sala sem refrigeração próxima ao necrotério do hospital.

"A triste verdade é que os mortos eram tratados com falta de respeito", disse o porteiro, que deixou de seu emprego no hospital no ano passado.

A chefe-executiva do fundo de atendimento médico do Serviço Nacional de Saúde, Kathy Watkins, disse que não acredita que a prática ainda ocorra. O incidente, porém, deve causar constrangimento ao governo trabalhista, que, poucos meses antes das eleições, está investindo bilhões de libras no Serviço Nacional de Saúde para melhorar o atendimento e a pesquisa.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários