Notícias de saúde

Radicais Livres Podem Aumentar Risco de Cardiopatias em Obeso

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pessoas que estão acima do peso podem apresentar um fluxo sanguíneo enfraquecido que pode aumentar seu risco de doenças cardíacas. Agora, uma equipe de pesquisadores italianos afirma que uma grande quantidade de radicais livres -- compostos que estão presentes naturalmente no organismo que danificam células e levam a doenças -- pode ser parcialmente responsável por isso.

Francesco Perticone, da Universidade de Catanzaro Magna Graecia, em Catanzaro, Itália, e sua equipe testaram a resposta de vasos sanguíneos de 76 pessoas saudáveis.

Os cientistas descobriram que pessoas obesas, aquelas que tendiam a ganhar peso no abdômen ou aquelas que não respondiam normalmente à insulina tinham um fluxo sanguíneo enfraquecido, em comparação às que apresentavam peso normal.

A insulina é o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. As pessoas com diabete do tipo 2 não respondem normalmente à insulina, resultando em altos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Quando os participantes obesos receberam vitamina C, seus vasos sanguíneos se dilataram, melhorando o fluxo sanguíneo, de acordo com o estudo publicado na edição de janeiro de Diabetes, uma revista da American Diabetes Association (Associação Americana de Diabete).

Pesquisas anteriores descobriram que as vitaminas antioxidantes como C e E podem ajudar as artérias a se dilatar e manter o sangue fluindo suavemente. Os antioxidantes moderam os efeitos dos radicais livres.

O novo estudo "reforça a hipótese" de que a lesão causada por radicais livres pode ser considerada um mecanismo importante por trás de problemas nos vasos sanguíneos na obesidade, explicaram Perticone e sua equipe.

Os cientistas destacaram que não existe evidência de que a vitamina C realmente diminui o risco de doenças cardíacas. Eles disseram que a perda de peso e os exercícios podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Outras pesquisas são necessárias para determinar exatamente como a obesidade e a resistência à insulina impedem o sangue de fluir suavemente nos vasos sanguíneos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários