Notícias de saúde

Mudanças climáticas podem estar potencializando as mortes por câncer nas mulheres

03 de novembro de 2025 (Bibliomed). O aumento do calor no Oriente Médio e no Norte da África tornou os cânceres de mama, ovário, útero e colo do útero mais comuns e mais mortais, relataram pesquisadores da Universidade Americana do Cairo, no Egito. Para cada grau Celsius adicional, os casos e mortes por câncer feminino aumentaram.

O aumento da incidência de câncer nesses países pode servir como um indicador do que pode acontecer em nações que atualmente têm climas mais frios. Para o estudo, os pesquisadores monitoraram cânceres que ocorrem em 17 países do Oriente Médio e Norte da África, incluindo Argélia, Bahrein, Egito, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e territórios palestinos. Esses países já estão vivenciando aumentos acentuados de temperatura ligados às mudanças climáticas, observaram os pesquisadores.

Eles compararam as temperaturas de cada país com suas estatísticas de câncer entre 1998 e 2019 e descobriram que o aumento do calor estava associado a mais casos de câncer e mortes. Os resultados mostram que os casos de câncer aumentaram de 173 a 280 por 100.000 pessoas para cada grau Celsius adicional. Os casos de câncer de ovário foram os que mais aumentaram, e os de câncer de mama, os que menos. Da mesma forma, as mortes por câncer aumentaram em 171, para 332 mortes por 100.000 para cada grau de aumento de temperatura, com o maior aumento no câncer de ovário e o menor no câncer cervical.

Seis países foram os mais afetados por esse aumento de casos e mortes: Catar, Bahrein, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Síria. Embora temperaturas mais altas sejam um provável fator de risco, o calor também pode aumentar outros fatores de risco de câncer, como a poluição do ar. No entanto, os pesquisadores observaram que o estudo não consegue estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre as mudanças climáticas e os cânceres. Eles ressaltam que mais pesquisas são necessárias para entender melhor como temperaturas mais altas podem influenciar o risco de câncer. Enquanto isso, as autoridades de saúde pública devem considerar os riscos relacionados ao clima em seu planejamento.

Fonte: Frontiers in Public Health DOI: 10.3389/fpubh.2025.1529706.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários