Notícias de saúde

Lubrificante Pode Aumentar Risco de Infecção por HIV

17 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Lubrificantes que contêm nonoxinol-9 podem aumentar o risco de transmissão do HIV durante o sexo anal, pesquisadores informam.

O nonoxinol-9 é um espermicida usado em alguns preservativos e lubrificantes, e outros estudos já indicaram que o composto aumenta o risco da transmissão do HIV durante o sexo vaginal.

Mas uma significante parcela dos homens que praticam sexo com homens procura lubrificantes que contêm nonoxinol-9 para usar durante o sexo anal "acreditando que o produto irá dar alguma proteção contra a transmissão do HIV", de acordo com David M. Phillips, do Conselho da População de Nova York, e seus colegas.

Na verdade, o produto parece aumentar o risco de vírus, como o causador da Aids, o HIV, se espalharem, fazendo com que a camada de células epiteliais do reto, que protege o homem, se desprenda durante a relação, de acordo com o trabalho publicado na revista "Contraception".

Já havia sido demonstrado anteriormente que o nonoxinol-9 fazia com que as células do reto de camundongos "descascassem", elevando o risco de infecção pelo vírus da herpes simplex tipo 2, uma outra doença sexualmente transmitida.

Para ver se o produto químico apresentava o mesmo efeito em humanos, os pesquisadores pediram para quatro voluntários aplicarem um dos dois produtos que contêm nonoxinol-9 que podem ser vendidos sem prescrição médica -- chamados de K-Y Plus e ForPlay -- ou usar produtos que não incluem o composto em sua fórmula.

Os pesquisadores coletaram amostras do reto 15 minutos após a aplicação do produto. Observando a amostra em microscópio, eles viram sinais de que as células haviam se desprendido.

"É razoável supor que a perda do epitélio protetor pode elevar o risco de infecção pelo HIV e de outros patógenos que provocam doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)," Phillips e colegas concluíram. "Nós, portanto, alertamos contra o uso de produtos contendo nonoxinol-9 durante o sexo anal."

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários