Notícias de saúde

Reino Unido Inicia Testes de Vacina Contra Câncer de Colo

16 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas começaram os primeiros testes em humanos de uma nova vacina contra o câncer de colo de útero, uma doença que mata 1.300 mulheres na Grã-Bretanha a cada ano. A Campanha de Pesquisa de Câncer (CRC), uma entidade beneficente, disse que a vacina foi criada para fortalecer o sistema imunológico contra o papiloma vírus humano (HPV), que está ligado à maior parte dos casos da doença.

"Muitas esperanças repousam no sucesso desses testes e no desenvolvimento de uma vacina preventiva para o câncer cervical", disse o professor Henry Kitchener, ginecologista da Universidade de Manchester e chefe da pesquisa.

Vinte e quatro mulheres receberão diferentes doses nos testes iniciais. Serão feitos exames para ver como seu sistema imunológico reage. Os resultados do estudo estarão disponíveis em 2002.

Se os testes forem bem-sucedidos, a CRC e o fundo de Pesquisa Imperial contra o Câncer vão recrutar mais mulheres para ensaios, em maior escala, sobre a doença viral transmitida sexualmente.

"A longo prazo, a melhor forma de prevenir o câncer cervical terá de vir da eliminação da infecção por HPV que o causa. Acredito que é apenas uma questão de tempo antes que os cientistas criem uma vacina capaz de fazer isso", disse o professor Julian Peto, do CRC.

O câncer de colo é uma das formas mais comuns de câncer nas mulheres. Se for diagnosticado logo, é curável na maioria dos casos. O vírus está associado a 95 por cento dos casos desse câncer, mas nem todas as mulheres portadoras do vírus desenvolvem a doença.

Estima-se que 370 mil casos novos da doença ocorram anualmente em todo o mundo.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários