Notícias de saúde

BRASIL: Instituições de Saúde Formam Parceria Técnico-Científica

São Paulo, 11 de Janeiro(eHealthLA). O Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC), de São José do Rio Preto, e o Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo (USP) consolidaram um convênio de troca de conhecimento, experiências técnico-científicas e intercâmbio de profissionais. O convênio promete beneficiar diretamente a população dos municípios da região Noroeste do Estado de São Paulo que procura os serviços do IMC. “O IMC irá melhorar a qualidade da prestação de serviços em cardiologia”, afirma o cardiologista Adalberto Menezes Lorga, diretor-superintendente do IMC.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são as maiores responsáveis pelas mortes na população adulta em quase todos os países do mundo. Os índices de mortalidade no Brasil são superiores a 50% entre as pessoas com mais de 50 anos. Das doenças cardiovasculares, a mais comum é o infarto agudo do miocárdio, que ocorre, em geral, pela oclusão em uma ou mais coronárias (artérias que levam oxigênio para o coração poder funcionar). O entupimento das coronárias está relacionado a uma doença chamada arteriosclerose, causada por diversos fatores, sendo mais conhecidos o colesterol alto, hipertensão arterial (pressão alta) e o fumo.

Pesquisa

Outra prioridade do convênio de cooperação entre as duas instituições é a realização de pesquisas em conjunto. Os dois institutos destacam-se como centros de desenvolvimento científico. Novos medicamentos e procedimentos cirúrgicos serão testados pelos corpos clínicos do IMC e Incor para serem analisados juntos pelos médicos das instituições. Além disso, reuniões, conferências, cursos, simpósios e outros eventos científicos serão promovidos em conjunto. “O intercâmbio científico dos médicos dos dois institutos trará muitos benefícios no futuro”, explica Lorga.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários