Notícias de saúde

Projetos de pesquisa em oncologia, doenças tropicais e diabetes ganham apoio de instituições privadas

25 de março de 2010 (Bibliomed). Instituições públicas ou privadas brasileiras com projetos inovadores em oncologia, doenças tropicais e diabetes terão, a partir de maio, mais apoio para o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a saúde e a qualidade de vida das pessoas com essas doenças. Anunciada nesta semana, a iniciativa é fruto da parceria da farmacêutica Sanofi-Aventis Brasil com a Fundação Biominas - instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada à criação e desenvolvimento de bionegócios no Brasil -, que visa identificar e selecionar, por meio do Programa Prospecta, projetos inovadores desenvolvidos por universidades, institutos de pesquisa ou empresas privadas brasileiras nessas áreas.

De acordo com os responsáveis pela parceria, o objetivo é promover avanços nas áreas de conhecimento científico, contribuir para a excelência e o fortalecimento da pesquisa no país e, principalmente, viabilizar projetos de inovação com potencial de atender as demandas dos pacientes nas três áreas terapêuticas definidas. “O objetivo é somar esforços e viabilizar mais rapidamente inovações que façam diferença para os pacientes”, afirma o médico Jaderson Lima, da Sanofi-Aventis.

Para os representantes da Fundação Biominas, o programa representa uma grande oportunidade para os pesquisadores brasileiros. “Além do aporte de investimentos, a parceria proporcionará um intenso intercâmbio de conhecimento em áreas terapêuticas nas quais a Sanofi-Aventis tem reconhecida experiência”, diz Eduardo Emrich Soares, diretor-presidente da Fundação Biominas.

A iniciativa prevê que as parcerias serão formalizadas em função das características e do estágio de desenvolvimento da pesquisa selecionada: acordos de co-desenvolvimento, programas de cooperação, transferência de tecnologia, entre outros. A identificação, seleção e análise dos projetos de pesquisa serão realizadas pela equipe da Fundação Biominas, sendo que o benefício terapêutico para os pacientes e o grau de inovação são alguns dos principais critérios de avaliação. Os projetos mais promissores seguirão para uma análise mais aprofundada, para posterior formalização.

Para participar, pesquisadores de todo o Brasil podem acessar o edital e preencher o formulário eletrônico até 21 de maio, disponível no site www.biominas.org.br/prospecta.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários