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Estudantes que Dormem de Manhã Têm Pior Desempenho Escolar

03 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Desista de passar noites inteiras estudando para ter melhores notas. Uma pesquisa recente com estudantes universitários em Utah mostrou que os que habitualmente vão para cama tarde e dormem na manhã seguinte têm uma média de notas pior do que os que habitualmente dormem e levantam cedo.

Pesquisadores da Brigham Young University, em Provo, avaliaram 184 novos alunos e alunas da escola sobre hábitos de saúde e trabalho e depois cruzaram as respostas com as notas de fim de semestre.

Os pesquisadores verificaram que quanto mais os estudantes dormiram durante a manhã, mais baixas as notas. De todos os fatores, a hora de despertar durante a semana e no final de semana teve uma associação mais forte com as notas dos estudantes.

Cada hora de sono além da média durante a semana foi associada a uma redução de 0,13 pontos na escala de notas que vai de 0,0 a 4,0. Os resultados foram semelhantes para horas gastas na cama durante o fim de semana, quando muitos estudantes põem o sono em dia, conforme a equipe chefiada por Mickey T. Trockel.

Tomar café da manhã todos os dias também foi associado a notas mais altas, enquanto ter um emprego noturno foi associado a notas mais baixas.

Os pesquisadores concluíram que os resultados provavelmente se devem ao fato de que estudantes que tomam café da manhã tendem a levantar mais cedo e não necessariamente a fatores nutricionais. Já os estudantes que trabalham mais, tendem a ter menos tempo para estudar.

O consumo de álcool foi um possível responsável pela conexão entre dormir tarde e notas ruins. Noites de bebedeira tendem a causar ressacas e a um despertar tardio no dia seguinte, sendo considerado prejudicial ao desempenho acadêmico. Os pesquisadores observaram que a Bringham Young University é um câmpus onde não é permitido consumir álcool e os estudantes assinam um compromisso para não beber.

"O hábito se consumir de álcool até o ponto de causar ressacas matinais seria difícil de esconder nas residências monitoradas desta universidade", avaliaram os pesquisadores em trabalho publicado em edição recente do Journal of American College Health.

Qual é a interpretação? Como "este estudo representa um trabalho preliminar", pesquisas adicionais são necessárias para chegar a qualquer conclusão definitiva, escreveram os pesquisadores. Mas como tomar café da manhã foi associado a notas melhores e trabalhar foi associado a notas piores, a resposta para os resultados do sono pode estar na administração do tempo, explicaram os pesquisadores.

Por enquanto, os estudantes que quiserem otimizar o desempenho acadêmico devem melhorar seus hábitos de sono, tomar café da manhã todos os dias e ter um planejamento diário para administrar melhor o tempo, disseram os pesquisadores.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

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