Notícias de saúde

Bactéria Pode Ajudar Sistema de Defesa

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). A maioria das pessoas acha que as bactérias são pequenos organismos causadores de doenças que se escondem em esponjas e alimentos. Entretanto, pelo menos uma bactéria parece estimular a função das células do sistema imunológico.

Conforme trabalho publicado na edição de novembro do European Journal of Clinical Nutrition, a Bifidobacterium lactis HN019, encontrada em alguns produtos lácteos, estimulou a atividade de dois tipos de células do sistema imunológico, pelo menos em adultos saudáveis.

"Estes resultados abrem a possibilidade de a B. lactis ser incorporada a laticínios com objetivo definido de estimular a imunidade, com benefícios significativos à saúde humana", concluiu a equipe de B.L. Chiang,da Universidade Nacional de Taiwan, em Taipé (Taiwan).

As bactérias que são benéficas para saúde são conhecidas como probióticas. Elas vivem no intestino dos seres humanos e também podem ser encontradas em alimentos fermentados como iogurte e queijo.

Segundo os resultados do 0studo, certas cepas da bactéria do ácido lático presentes em laticínios fermentados podem ajudar a digestão, reduzir o colesterol, evitar infecções intestinais e estimular o sistema imune.

O estudo incluiu 50 pessoas saudáveis entre 41 e 81 anos de idade que tomaram leite desnatado que não continha bactéria probiótica. Após três semanas, todas as pessoas consumiram a probiótica -- Bifidobacterium lactis (B.lactis) -- em leite com baixas taxas de gordura ou um tipo de leite no qual o açúcar (lactose) já estava quebrado. Todos os indivíduos beberam leite com pouca gordura que não continha a bactéria probiótica por outras três semanas.

Os resultados mostraram que não houve mudança na função das células quando os indivíduos tomavam leite de baixo teor de gordura. O consumo da bactéria probiótica pareceu estimular a atividade de certas células que combatem doenças, particularmente entre os que tomaram o leite de digestão mais fácil.

Os pesquisadores coletaram células do sistema imunológicas e analisaram em laboratório. Ainda não está claro se o consumo da bactéria pode realmente ajudar a impedir infecções ou ter qualquer outro efeito no sistema imune.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários