Notícias de saúde

Brasil: Tuberculose Preocupa o Brasil e a China

São Paulo, 22 de Dezembro de 2000(eHLA). No Brasil, quase 90.000 casos de tuberculose são notificados por ano. Como há subnotificação, estima-se que o número seja maior, elevando-se talvez a 130.000. É provável que mais de 10.000 vidas sejam perdidas anualmente no País por essa causa. Segundo dados do Ministério da Saúde, a Tuberculose, um dos mais tradicionais males da humanidade, está ressurgindo. “Os fatores principais são conhecidos: a persistência da pobreza e a expansão da epidemia da AIDS”, explica Ademir de Albuquerque Gomes, coordenador Nacional de Pneumologia Sanitária. “Os tratamentos mal conduzidos engendram, por sua vez, o aparecimento de cepas resistentes do bacilo tuberculoso que complicam extraordinariamente o combate à doença, multiplicando até 200 vezes o custo do tratamento e aumentando a mortalidade”, diz Gomes. Este ano, o governo lançou o Plano de Combate à Tuberculose estabelecendo novas metas e diretrizes de ação no combate a doença.

China

Um em cada três chineses está infectado com tuberculose (mais de 400 milhões de pessoas) e 10% deles desenvolverão a doença, anunciaram esta semana autoridades do Ministério da Saúde do país. Segundo informou o jornal Beijing Qingnianbao, um estudo nacional detectou situação grave em todas as regiões ocidentais. Caso não se adotem medidas efetivas, observa o relatório, o número de infectados subirá até 30 milhões em dez anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 milhões de casos novos e quase 3 milhões de mortes por tuberculoses tem ocorrido a cada ano, caracterizando assim uma situação epidêmica.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo bacilo de Koch. O mais comum é que ataque os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo, dos olhos aos intestinos. Ela é transmitida pelo ar. O aparecimento da Aids contribuiu para o surgimento de uma variedade mais resistente da doença. É porque, embora tomem os remédios adequados, os doentes de Aids não conseguem curar-se totalmente da tuberculose devido à fraqueza de seu sistema imunológico. O contato com os remédios ajudou a selecionar bacilos mais resistentes, que afetam igualmente as pessoas soro-negativas.

Faça o seu comentário
Comentários