Notícias de saúde

Tuberculose: existe cura

24 de março de 2011 (Bibliomed). Responsável por cerca de cinco mil óbitos anuais no Brasil, a tuberculose é uma doença 100% curável, mas que ainda faz vitimas devido ao longo tempo de tratamento. Esse dura em média seis meses, é a base de medicamentos, e totalmente é gratuito em unidades de saúde de todo país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil surgem entre 80 e 90 mil novos casos da doença todos os anos. Transmitida por via direta, ou seja, de pessoa para pessoa, aglomerações representam fonte de perigo na transmissão da tuberculose. Outros fatores, como a má-alimentação, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro que baixe a imunidade pode facilitar a contaminação.

Os sintomas mais comuns da doença são tosse seca e continua no começo, que depois de algumas semanas começa a apresentar secreção e sangue. Outros sintomas podem vir associados, como cansaço excessivo e febre baixa, geralmente à tarde. Em casos mais graves, os doentes sentem dificuldades em respirar, eliminam grade quantidade de sangue e podem sofrer colapso no pulmão.

Nem todas as pessoas que adquirem a bactéria responsável pela doença desenvolvem tuberculose, mas quem manifesta os sintomas deve procurar ajuda médica. Para que não ocorra desistência do tratamento, é importante o acompanhamento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pessoas que façam visitas ao paciente para que esse seja estimulado a continuar até o fim dos seis meses.

Contudo, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, crianças devem ser vacinadas com a vacina BCG, exceto as soro-positivas ou as que apresentam sintomas da AIDS. Evitar aglomerações, em especial em locais fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas também são medidas que ajudam na prevenção da tuberculose.

A boa noticia que neste dia 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose, é que está em fase de teste no Brasil um novo exame que permite o diagnóstico rápido da doença. A estimativa do governo, que testa o equipamento em Manaus e Salvador, é oferecer o exame em toda rede do Sistema Único de Saúde ainda no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Por Natália Barbosa

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários