Notícias de saúde

Brasil: Cresce o Número de Adolescentes Grávidas no País

São Paulo, 11 de Dezembro de 2000(eHLA). Segundo recente estudo mundial, anualmente, cerca de 14 milhões de mulheres entre 15 e 19 anos se tornam mães. A maternidade precoce é mais comum nos países em desenvolvimento. O número de adolescentes grávidas está crescendo também no Brasil. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, entre 1981 e 1990, o total de filhos gerados quando as mães tinham entre 15 e 19 anos cresceu de 4.500 para 8.300. Mostram também que, nessa faixa de idade, 18% das mulheres já engravidaram ao menos uma vez.

“Para a mulher com menos de 17 anos, que não atingiu a maturidade física, os riscos potenciais do parto são maiores: estão mais propensas a ter aborto, parto prematuro e de natimorto, a morrer de causas relacionadas à gravidez. Seus filhos correm risco maior de apresentar deficiência de peso no nascimento e de morte no primeiro ano de vida”, diz a médica Isabel Pinhaes, que coordena uma equipe de atendimento a adolescentes grávidas na Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo a psicanalista Diana Dadooriam, autora do livro “Livre para Voar” (um apanhado da questão no País) a gravidez na adolescência ocorre em todas as classes sociais. “Essas meninas tornam-se mães por opção, sabem como evitar uma gravidez, mas escolhem ter filhos. Às vezes, mais de um”, explica. Algumas das adolescentes pesquisadas pela psicóloga passaram pelo ambulatório pré-natal da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A unidade atende, por mês, entre 30 e 40 adolescentes grávidas. Elas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do terceiro mês de gravidez até o bebê completar seis meses.

Site Sobre Educação Sexual

O Adolesite, site elaborado pela Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde é voltado totalmente para os adolescentes e trata de questões como Gravidez, Aids, Sexualidade, Drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Prevenção.(www.adolesite.aids.gov.br)

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários