Notícias de saúde

Fumo Aumenta Risco de Morte por Câncer de Cólon

Por Will Boggs

NOVA YORK (Reuters Health)
- Além de causar 160.000 mortes anualmente por câncer de pulmão, boca, bexiga e de outros tipos, o fumo também aumenta o risco de morte de câncer de cólon e reto, de acordo com resultados de um amplo estudo da American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer).

Cerca de 12 por cento de todas as mortes de câncer colorretal nos Estados Unidos podem ser atribuídas ao fumo.

"Atualmente, o câncer colorretal não é considerado um câncer relacionado ao fumo, mas dados do estudo da Sociedade Americana de Câncer e de outros grandes estudos sugerem que o câncer colorretal deve ser considerado para classificação como um câncer relacionado ao fumo", disse Ann Chao, da Sociedade Americana de Câncer, em Atlanta, Geórgia, à Reuters Health.

Chao e associados analisaram informações de um estudo preventivo do câncer com mais de 310.000 homens e 469.000 mulheres.

Entre os homens, os fumantes tinham um risco 34 por cento maior de morte de câncer de cólon do que não-fumantes. As mulheres fumantes apresentavam um risco 43 por cento maior, de acordo com o estudo publicado na edição de 6 de dezembro do Journal of the National Cancer Institute.

O risco de morte de câncer retal também foi elevado entre fumantes, mas foi ligeiramente menor do que para câncer de cólon.

De acordo com os pesquisadores, quanto maior o período que a pessoa fumava, maior era o índice de mortalidade de câncer colorretal. O risco de morte de câncer de cólon também aumentou com a quantidade crescente de cigarros fumados diariamente, idade mais baixa ao começar a fumar e o número total de maços consumidos ao longo dos anos.

O estudo indica que ex-fumantes que fumaram por 20 anos também apresentavam um índice de mortalidade maior de câncer de cólon e reto, mas, eventualmente, o risco de morte de câncer voltava a níveis normais após parar de fumar por dez anos, para mulheres, ou 20 anos, para homens.

Pessoas que fumavam charuto e cachimbo também apresentavam um risco 34 por cento maior de morte de câncer colorretal, segundo os cientistas.

"Fumar cigarro, particularmente o fumo a longo prazo, está associado a uma maior mortalidade de câncer colorretal em homens e mulheres", disse Chao.

"Certamente, diria a fumantes que esse é mais um motivo para parar de fumar e, quanto mais cedo, melhor", afirmou a pesquisadora.

"Também aconselho as pessoas que não fumam a não ter esse hábito", acrescentou Chao.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários