Notícias de saúde

União Européia Anuncia Medidas Duras para Deter Vaca Louca

Por David Evans

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades européias, para combater outra crise da doença da vaca louca, anunciaram na quarta-feira novas medidas duras para deter a disseminação da doença e restabelecer a confiança da população em relação à carne de vaca.

Alarmados por sinais de que a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) está se alastrando no continente, a Comissão Européia fez um apelo por uma proibição de ração animal contendo carne de vaca, que vem sendo apontada como responsável pela disseminação da doença.

A comissão também pretende testar milhões de cabeças de gado -- todas com mais de 30 meses -- para BSE antes que elas possam entrar na cadeia alimentar.

"A BSE é um problema amplo na União Européia que exige respostas amplas da União Européia. Uma ação firme é necessária. Temos que restabelecer a confiança do consumidor", disse o comissário da Agricultura da União Européia, Franz Fischler.

A proibição da ração animal, que já foi pedida pelo presidente francês Jacques Chirac e pelo chanceler alemão Gerhard Schroeder, foi bem recebida por políticos da Europa.

"Acredito que (a proibição)...irá ajudar a tranquilizar os consumidores", afirmou o primeiro ministro italiano, Giuliano Amato.

O ministro da Agricultura francês, Jean Glavany, disse que a proibição é uma medida essencial de harmonização, e a ministra da Dinamarca, Ritt Bjerregaard, afirmou que essa é a única opção. O ministro da Agricultura da Itália, Alfonso Pecoraro, disse que irá tentar convencer ministros de seu país a aceitar a medida. As novas propostas da UE serão apresentadas a ministros da Agricultura na segunda-feira, mas o comissário de Segurança de Alimentos da UE, David Byrne, disse que espera que a proibição comece a vigorar em janeiro de 2001.

Mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França já morreram da forma humana da doença da vaca louca, a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD).

Cientistas alertaram que o número de mortes pode aumentar drasticamente.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários