Notícias de saúde

Quarto Abafado Aumenta Risco de Morte Súbita em Bebês

NOVA YORK (Reuters Health) - Bebês que dormem em quartos muito aquecidos estão sob maior risco de síndrome da morte súbita do recém-nascido (Sids), ou mal do berço, sugerem descobertas de uma pesquisa. No entanto, a maioria dos pais não sabe qual deve ser a temperatura ideal do quarto do bebê.

De acordo com uma pesquisa financiada pela Foundation for the Study of Infant Deaths (FSID), uma organização sem fins lucrativos com sede no Reino Unido, 63 por cento dos pais com bebês pequenos não sabiam que deveriam manter o quarto do bebê a uma temperatura entre 16 e 20 graus Celsius.

Somente 41 por cento dos pais estimaram corretamente a temperatura em suas casas dentro de variação de 2 graus. E 62 por cento disseram que não tinham um termômetro no quarto do bebê.

"Bebês podem ficar muito quentes por diversas razões e a temperatura do quarto é uma delas", disse Joyce Epstein, diretora da FSID.

A organização recomenda que os pais diminuam o risco de mal do berço colocando os bebês para dormir de bruços; não permitindo que ninguém fume no mesmo quarto em que o bebê estiver; monitorando a temperatura corporal através do contato com o estômago do bebê; e mantendo a cabeça do bebê descoberta.

Outro estudo sobre Sids no Reino Unido descobriu que mães de bebês que morreram estavam mais propensas a se preocupar se a criança estava ficando com frio e mães de bebês que não morreram tendiam mais a se preocupar se seu bebê estava muito aquecido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários