Notícias de saúde

Sexo Reduz Risco de Enfarte e Derrame, Diz Estudo

Por Paul Tait

SYDNEY (Reuters) - Os homens podem prevenir o risco de um enfarte ou derrame grave praticando sexo três ou quatro vezes por semana, afirmou um especialista em doenças cardiovasculares na terça-feira.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Bristol, médicos acreditam que o sexo é uma forma de exercícios tão legítima quanto uma partida de squash ou uma longa corrida.

Shan Ebrahim disse que um estudo com 2.400 homens da cidade de Caerphilly forçou cardiologistas a redefinir a relação entre exercícios e a prevenção de doenças cardiovasculares.

"Antigamente, acreditávamos que (os exercícios) tinham que ser uma atividade (a ser praticada) pelo menos três vezes por semana e de duração de 20 minutos ou mais, provocando suor e falta de ar", disse Ebrahim à Reuters.

"Esta é uma atividade muito vigorosa. É claro que a maioria dos homens acha que o é sexo, o que a maioria das mulheres acredita durar somente alguns minutos e não continuar, nem de perto dura tanto tempo quanto (exercícios)", disse o pesquisador.

No estudo, homens sem histórico de doenças graves responderam diversas perguntas, incluindo se eles praticavam sexo uma, duas, três ou mais vezes por semana.

"Descobrimos que, quando os homens foram acompanhados nos dez anos seguintes, aqueles que tiveram três ou mais orgasmos por semana estavam 50 por cento menos propensos a sofrer um enfarte ou um derrame", disse Ebrahim por telefone, do 4º Congresso Mundial de Derrame, em Melbourne, Austrália.

"Agora, estamos avançando para uma situação em que podemos dizer que é provável que mesmo níveis médios a moderados de atividade física tenham algum efeito cardiovascular protetor", acrescentou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários