Notícias de saúde

Jovens São Mal-Informados Sobre Aids, Diz Pesquisa

LONDRES (Reuters) - Muitos jovens são mal-informados e não estão usando preservativos para impedir a disseminação do vírus causador da Aids, que já infectou mais de 36 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira.

Um novo levantamento da MTV (Music Television) mostrou que 60 por cento dos espectadores de 16 a 24 anos entrevistados em 16 países pela Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos acham que deveriam se preocupar sobre o HIV e a Aids.

Mas apenas 24 por cento disseram saber qualquer coisa sobre a doença e só 51 por cento dos jovens sexualmente ativos disseram que nunca teriam relações sexuais sem camisinha.

Trinta por cento dos 4.140 adolescentes e jovens entrevistados pessoalmente para a pesquisa disseram que apenas pessoas que compartilham agulhas podem pegar o vírus HIV que causa a Aids, e 25 por cento achavam que apenas pessoas promíscuas corriam o risco de se infectar.

Dezesseis por cento disseram que apenas homossexuais contraem Aids e 12 por cento acreditavam que o vírus pode ser transmitido pelo beijo.

O Programa das Nações Unidas para combate à Aids (Unaids) estima que mais de 50 por cento das infecções ocorrem entre jovens de 15 a 25 anos.

Novos dados divulgados pela Unaids pouco antes do Dia Mundial de Cobate à Aids, em 1o de dezembro, mostram que 5,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram contaminadas pelo HIV em 2000 e estimados 3 milhões morreram de HIV/Aids durante o ano.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários