Notícias de saúde

OMS muda indicação da vacina contra Covid-19

28 de março de 2023 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as orientações de vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, pessoas em grupos de risco devem tomar uma dose de reforço entre seis meses e um ano após a última vacinação.

A OMS criou três grupos de prioridade para receber a vacina: alta, média e baixa prioridade. Idosos, adultos jovens com comorbidades, pessoas com baixa imunidade, gestantes e profissionais de saúde são classificados como de alta prioridade. Adultos saudáveis sem comorbidades e crianças e adolescentes com comorbidades são classificados como de média prioridade e devem receber o esquema primário de vacinação, seguido de uma dose de reforço. Por fim, crianças e adolescentes saudáveis, de seis meses a 17 anos, são classificados como de baixa prioridade e devem completar a série primária de vacinação, seguido de uma dose de reforço. Crianças imunocomprometidas estão incluídas no grupo de alta prioridade, enquanto aquelas com comorbidade se enquadram no grupo de média prioridade.

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (Sage) da OMS também passou a recomendar o uso da vacina bivalente, que protege contra a cepa original do vírus e a variante Ômicron, para o esquema de imunização primária em todos os grupos.

De acordo com a OMS, os países que já possuem uma política para reforços adicionais devem avaliar a evolução da necessidade com base na carga nacional de doenças, custo-eficácia e custos de oportunidade, mas podem continuar a aplicar as doses de reforço em todos os grupos se considerarem necessário.

Fonte: WHO’s Strategic Advisory Group of Experts on Immunization (SAGE). 28 de março de 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários