Notícias de saúde

OMS declara fim da emergência global de saúde pública Covid-19

05 de maio de 2023 (Bibliomed). Nesta sexta-feira (05/05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência global de saúde pública do Covid-19, mas pediu às nações que não baixem a guarda porque a doença ainda é uma ameaça à saúde global.

A OMS classificou a Covid-19 como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020, e em março do mesmo ano foi declarada a pandemia da doença. Pelas estimativas da organização, desde 2020, foram mais de 764 milhões de casos e de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que pode ser ainda mais alto.

Por meio de um comunicado, o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que seguiu o conselho do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional em relação ao Covid-19 e determinou que o vírus é "agora um problema de saúde estabelecido e contínuo que não constitui mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional".

A decisão do Comitê levou em consideração a queda do número de casos e mortes registrados no mundo, bem como os índices de vacinação. Estimativas da OMS indicam que cerca de 5 bilhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra o vírus.

Durante a coletiva após o anúncio da organização, o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, ressaltou que a batalha contra a Covid-19 não acabou, e que provavelmente "não haverá um ponto em que a Organização anunciará o fim da pandemia".

Fonte: World Health Organization. May 05, 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários