Notícias de saúde

Mortos por Bebida Clandestina no Quênia já Chegam a 51

Por Simon Denyer

NAIRÓBI (Reuters). O número de pessoas que morreram depois de tomar uma bebida alcoólica ilegal na capital do Quênia, Nairóbi, subiu para 51 na quinta-feira. Segundo a polícia, muitas outras estão cegas.

O porta-voz da polícia, Peter Kimanthi, disse que a contagem mais recente indica que 51 pessoas morreram e 174 estão hospitalizadas depois de consumir a bebida, conhecida localmente como chang'aa, na terça-feira.

Doze mulheres foram presas por vender a bebida, mas a polícia ainda não localizou sua fonte. "Achamos que foi produzida fora de Nairóbi", disse Kimanthi. "Estamos procurando o lugar."

O Hospital Nacional Kenyatta, na quinta-feira, estava repleto de vítimas da bebida, muitas delas cegas, algumas se contorcendo de dor.

"Comecei a vomitar pela manhã e então me dei conta de que não conseguia enxergar. Me disseram que o sujeito que estava bebendo conosco morreu", contou uma vítima.

Médicos informaram que mais de 20 pessoas morreram no hospital na quarta-feira, e na quinta pela manhã mais vítimas continuavam a chegar, vindas de favelas em todas as partes da capital.

O jornal "The Daily Nation" contou que um homem morreu depois de sair, cambaleando, do táxi que o levara ao hospital. Sem poder cobrar a corrida, o motorista pegou seus sapatos.

As favelas de Nairóbi estão repletas de bares ilegais que competem por fregueses com alto teor alcoólico das bebidas que vendem.

Mas é comum surgirem problemas quando álcool puro ou outras substâncias químicas são acrescentadas às bebidas, para torná-las mais fortes.

O diretor de serviços médicos do Ministério da Saúde do Quênia disse à Reuters: "Acreditamos que a bebida ilegal contivesse metanol, que é proibido no país -- é um veneno".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários