Notícias de saúde

Grã-Bretanha Doa US$ 35 mi em Preservativos a Terceiro Mundo

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha anunciou na sexta-feira uma doação de 35,65 milhões de dólares para ajudar países subdesenvolvidos a suprir a crescente demanda por preservativos devido à disseminação da Aids.

A doação para o Fundo Populacional das Nações Unidas será empregada na aquisição de camisinhas masculinas e femininas e drogas para tratar infecções sexualmente transmissíveis, afirmou o Departamento para Desenvolvimento Internacional (DFID) em um comunicado.

"A pandemia da Aids está se disseminando com taxas alarmantes, com mais de um quarto dos adultos infectados vivendo em alguns países africanos", disse a Secretária do DFID, Clare Short.

"O acesso à contracepção segura e serviços de saúde reprodutiva para todos é um dos alvos do DFID e um componente central da estratégia de saúde da Grã-Bretanha para os países em desenvolvimento", acrescentou Short.

De acordo com o DFID, o fundo populacional das Nações Unidas não conseguiu atender à crescente demanda de preservativos nos países em desenvolvimento.

"Uma carência de 713 mil dólares pode levar a 360.000 gestações indesejadas, 150.000 abortos clandestinos, mais de 800 mortes maternais e 11.000 crianças mortas", segundo o DFID.

A doação britânica vem se somar à contribuição anual de 21,39 milhões de dólares para um fundo de ajuda populacional.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários