Notícias de saúde

Jovens dos EUA que Namoram Iniciam Vida Sexual mais Cedo

Por Keith Mulvihill

BOSTON (Reuters Health) - Estudantes do ensino médio que estão namorando ou acham que seus amigos estão tendo muitas relações sexuais são mais propensos a praticar sexo precocemente nesse período, de acordo com resultados de um novo estudo norte-americano.

Adolescentes que consomem álcool também estavam mais propensos a iniciar a vida sexual cedo durante o ensino médio, segundo Rick S. Zimmerman e Katharine Attwood, da Universidade de Kentucky, em Louisville.

Entre os adolescentes que estavam namorando, 47 por cento já haviam mantido relações sexuais no 1º. ano do ensino médio.

Somente 23 por cento daqueles que não estavam namorando tinham praticado sexo, afirmaram os pesquisadores durante o encontro da American Public Health Association (Associação Americana de Saúde Pública), em Boston, Massachusetts.

As descobertas estão baseadas em um estudo de quatro anos que incluiu 950 estudantes do ensino médio em 17 escolas em Ohio e Kentucky. Os estudantes responderam a questionários a cada ano, até completar o 3o ano do ensino médio.

"Acreditamos que a melhor forma de lidar com este problema é entender que existem dois grupos de estudantes -- aqueles que são iniciados no sexo precocemente e aqueles que escolhem esperar até ficarem mais velhos", disse Attwood.

"Você tem que dizer a estes adolescentes que, embora eles achem que todo mundo está praticando sexo, isso não é uma realidade -- somente 25 a 30 por cento dos adolescentes estão tendo relações sexuais no 1o ano do ensino médio", destacou Attwood.

Os estudantes mais propensos a adiar o sexo tendiam a apresentar médias escolares mais altas e estar envolvidos em grupos religiosos.

"Os educadores precisam levar em consideração o discernimento dos estudantes e se isso vai ajudar a influenciar seu comportamento sexual", disse Zimmerman à Reuters Health.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários