Notícias de saúde

CDC Recomenda Contracepção para Mulheres que Bebem Muito

Por Karla Gale

NOVA YORK (Reuters Health) - Num trabalho recente, pesquisadores dos Centros de Controle de Doenças Infecciosas (CDCs) concentraram esforços para orientar mulheres com hábito de beber e risco de engravidar, ajudando-as a escolher um método contraceptivo, enquanto aprendem a controlar sua vontade de beber.

Louise Floyd, chefe da Prevenção da Síndrome do Álcool em Atlanta, Geórgia, define o projeto Choices (Escolhas) como "uma intervenção motivacional centrada no cliente.

Os cientistas trabalharam com presidiárias, dependentes de drogas ou álcool que estão em programas de desintoxicação e mulheres que frequentam as clínicas universitárias de ginecologia e obstetrícia.

Flloyd declarou à Reuters Health que é nesses lugares que aumentam as chances de a equipe encontrar mulheres entre os 18 e 44 anos, sexualmente ativas, bebendo demais e sem usar nenhum método anticoncepcional.

"Sabemos que as taxas de recuperação variam enormemente em função do grau de dependência em relação à bebida. Algumas das mulheres não serão capazes de reduzir seu consumo de bebidas alcoólicas e outras poderão voltar a beber.

Segundo Floyd, a novidade no projeto Choices é dupla abordagem tanto para reduzir o consumo de álcool como para convencê-las a usar anticoncepcionais.

Um dos aspectos da intervenção é explicar à cliente as consequências da gravidez para mulheres que bebem demais, o que inclui problemas como infertilidade e aborto espontâneo.

"Além disso, queremos dar um recado personalizado para cada uma, o que significa conhecer seus hábitos, frequência e padrão de uso. Muitas mulheres nem se dão conta de que bebem demais", afirma.

O passo seguinte é discutir os motivos que fazem a mulher não usar anticoncepcional e ajudá-las a optar por um deles.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários