Notícias de saúde

Como Proteger as Crianças Contra a Violência?

Durante três dias (de 6 a 8 de novembro) especialistas brasileiros e estrangeiros debateram na Universidade de São Paulo a violência contra a criança, no Seminário Internacional Violência e Criança, promovido pela USP e pela Universidade de Tel Aviv, de Israel. Durante o evento, pesquisadores brasileiros, israelenses e da Universidade do Texas (EUA), além de especialistas de diversas instituições, expuseram suas idéias e pesquisas sobre o tema em uma série de palestras e mesas-redondas. O objetivo é avaliar e apontar caminhos para combater as diversas formas de violência a que são submetidas muitas crianças no Brasil e em outros países.

De acordo com a professora Márcia Faria Westphal, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e uma das coordenadoras do seminário, o encontro serviu para uma troca de experiências. "A violência contra a criança não é um problema exclusivamente nosso, do Brasil", diz. "Em Israel, além da violência doméstica contra a criança, existe o problema dos conflitos decorrentes da questão palestina. Não sei o que é pior: se é a guerra que envolve crianças no Oriente Médio ou nossa guerra diária urbana, que também submete a criança a situações violentas".

A professora ressalta que a violência contra a criança no Brasil já pode ser considerada um problema de saúde pública. "A morbidade de crianças vítimas de violência aumenta a cada dia. Além disso, participamos de um movimento de cultura pela paz e achamos interessante liderar este evento chamando também atenção para este tema", diz ela.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários