Notícias de saúde

Puberdade Precoce Pode Causar Obesidade em Meninas

NOVA YORK (Reuters Health) - Meninas que começam a menstruar cedo correm maior risco de se tornar obesas quando adolescentes ou adultas. A puberdade, com sua miríade de mudanças físicas e hormonais, é um período crítico para o desenvolvimento da obesidade. Nessa fase, enquanto os meninos estão ganhando músculos, as meninas estão acumulando gordura, de acordo com Aviva Must, da Universidade Tufts, em Boston (Massachusetts).

Sua pesquisa deve ser apresentada no encontro anual da Associação Norte-Americana para o Estudo da Obesidade, em Long Beach (Califórnia). O trabalho da pesquisadora analisa dados contraditórios sobre a puberdade precoce.

A pesquisadora disse à Reuters Health que, embora existam diferenças raciais notáveis na idade da menarca, não há evidências consistentes de que a média de idade da primeira menstruação esteja realmente caindo.

Para garotas que começam a menstruar mais cedo, a obesidade infantil é um risco real. "A menarca precoce pode ser um pequeno passo ao longo do caminho da obesidade infantil e a obesidade infantil geralmente leva à obesidade adulta", disse Must.

"Se a menarca for mesmo um período crítico, então teremos de criar estratégias específicas para prevenir e tratar a obesidade em meninas que tiverem puberdade precoce", acrescentou a pesquisadora.

"Uma aceleração maior da maturidade pode certamente contribuir para a atual epidemia de obesidade, de forma não muito diferente que as mudanças registradas com a melhoria nutricional verificada nos anos 50", disse Must. "Precisamos de mais dados para determinar se isso realmente acontece, mas a obtenção desses resultados pode levar anos", disse a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários