Publicidade

Notícias de saúde

Guia Ajuda Pais de Crianças Concebidas por Óvulo Doado

NOVA YORK (Reuters Health) - Desde que a primeira criança foi concebida por doação de óvulo em 1984, um crescente número de mulheres vêm utilizando óvulos doados para ajudar a ter filhos. Um novo guia pretende ajudar pais com o delicado assunto de contar aos filhos sua origem.

"À medida que essas crianças crescem, os pais querem saber como falar a seus filhos sobre o procedimento", disse Gloria Demby à Reuters Health. Demby é co-autora do guia junto com a psicoterapeuta Patricia Mendell.

As diretrizes, disponíveis no site da American Infertility Association, dá informações detalhadas para ajudar pais a decidir se devem discutir o assunto e como.

"Muitos especialistas acham que manter segredo em relação à doação (do óvulo) não é a melhor opção para a maioria das crianças e pais", segundo as diretrizes, pois uma descoberta inesperada pode ter um impacto negativo nas relações familiares.

As diretrizes referem-se também ao fato de os pais terem razões válidas para querer manter o assunto em segredo.

Quando os pais decidem conversar com seus filhos sobre a doação, o momento em que o assunto é levantado é importante. Para Demby, dar as explicações apropriadas à idade da criança é essencial.

Aos 3 ou 4 anos, as crianças conseguem entender que um bebê cresce no útero de sua mãe e que é preciso um homem e uma mulher para fazer um bebê. Esta também pode ser uma boa hora de mencionar "que um médico ajudou a mamãe e o papai a ter um bebê", destacou Demby.

"Isto fixa a idéia na cabeça da criança, de modo que, quando ela tiver mais idade, os pais poderão acrescentar um pouco mais de detalhes à história", disse Demby.

De acordo com as sugestões, "a hora ideal de explicar as circunstâncias especiais de concepção parece ser nos primeiros anos do ensino fundamental...Ao se adiar (o assunto) por muito tempo, corre-se o risco de criar um estado de aborrecimento na puberdade".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: