Publicidade

Notícias de saúde

Russos Morrem Mais Cedo e Adoecem mais, Dizem Especialistas

MOSCOU (Reuters) - Especialistas descreveram na terça-feira um quadro de deterioração da saúde russa e culparam as condições sociais precárias do país, bebida e cigarro.

"Este ano teve a marca da piora da saúde russa e forçou os médicos a falar sobre uma catástrofe nacional", disse Oleg Shchepin, da Academia Russa de Ciências Médicas, segundo a agência de notícias Interfax.

O especialista falou durante encontro realizado pelo Ministério da Saúde para discutir a situação da assistência à saúde na Rússia no ano passado.

Segundo Shchepin, a expectativa de vida geral caiu um ano em 1999, alcançando 65,5 anos. Os homens viveram em média 59,8 anos e as mulheres, 72 anos. O nível geral de enfermidades cresceu 15 por cento, enquanto o número de pessoas consideradas inválidas triplicou nos últimos dez anos.

Segundo Shchepin, a taxa de mortalidade em 1999 foi de 14,7 pessoas por mil, enquanto a taxa de natalidade ficou em 8,4 pessoas por mil. No relatório do serviço de estatísticas do país, as taxas de 1998 foram 13,6 e 8,8 respectivamente.

O hematologista Andrei Vorobyev disse durante o encontro, segundo a agência de notícias RIA, que as principais razões para a piora das estatísticas seriam o cigarro e a vodka, que teriam resultado em mais casos de câncer, problemas cardíacos e mortes relacionadas a acidentes.

Muitos russos ficaram mais pobres depois da crise ocorrida na antiga União Soviética e os salários não conseguiram acompanhar a alta dos preços dos alimentos e dos serviços de saúde.

A expectativa de vida na ex-União Soviética era cerca de 64,3 anos e caiu para menos de 57,6, em 1994.

Conforme a agência de notícias, o ministro da Saúde, Yuri Shevchenko, disse durante o encontro que a saúde precisa ser discutida pelo Conselho de Segurança, a principal instância de assessoria do presidente Vladimir Putin.

Putin deu o alarme contra a diminuição da população russa, dizendo que a sobrevivência da nação está ameaçada.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: