Notícias de saúde

Curados do COVID estão apresentando outros problemas de saúde

16 de junho de 2021 (Bibliomed). Um estudo, que teve como base registros de seguro de saúde de quase dois milhões de pessoas nos Estados Unidos que contraíram o coronavírus no ano passado, descobriu que um mês ou mais após a infecção, quase 23% delas procuraram tratamento médico para novas condições que não tinham antes de desenvolverem COVID-19. Entre esses pacientes estavam aquelas cuja infecção foi leve ou assintomática.

O relatório analisou registros de pessoas diagnosticadas com Covid-19 entre fevereiro e dezembro de 2020, rastreando-as até fevereiro de 2021. Ele descobriu que 454.477 pessoas consultaram profissionais de saúde para sintomas 30 dias ou mais após a infecção.

Os afetados eram de todas as idades, incluindo crianças. Seus novos problemas de saúde mais comuns eram dores, inclusive nos nervos e músculos; dificuldades respiratórias; colesterol alto; mal-estar e fadiga; e hipertensão. Outros problemas incluíram sintomas intestinais; enxaquecas; problemas de pele; anormalidades cardíacas; distúrbios do sono; e condições de saúde mental como ansiedade e depressão.

Problemas de saúde pós-COVID eram comuns mesmo entre as pessoas que não adoeceram com o vírus, concluiu o estudo. Enquanto quase metade dos pacientes hospitalizados por Covid-19 tiveram problemas médicos subsequentes, o mesmo ocorreu com 27% das pessoas que apresentaram sintomas leves ou moderados e 19% das pessoas que disseram ser assintomáticas.

Mais da metade dos 1.959.982 pacientes cujos registros foram avaliados não relataram sintomas de infecção por COVID. Quarenta por cento apresentavam sintomas, mas não exigiam hospitalização, incluindo 1% cujo único sintoma era a perda do paladar ou do olfato; apenas 5% foram hospitalizados.

Fonte: The New York Times. June 15, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários