Notícias de saúde

Síndrome da Morte Súbita: Pesquisadores Identificam Causas de Risco

Os filhos de mãos solteiras têm um risco maior de sofrerem da síndrome da morte súbita, segundo dados oficiais do governo inglês.

Os médicos ainda não sabem o que causa a síndrome da morte súbita em bebês. Mas já foram identificados alguns fatores de risco, que aumentam o risco para as crianças. Segundo uma pesquisa divulgada esta semana na Inglaterra, o mais novo fator de risco é ser mãe solteira.

O Office of National Statistics descobriu que “a taxa da síndrome da morte infantil súbita (em 1999) para os bebês nascidos fora do casamento foi cinco vezes mais alta do que a dos bebes nascidos dentro do casamento".

Ainda segundo o ONS, os filhos de mulheres com menos de 20 anos tiveram mais risco de morte súbita do aquelas em outras faixas etárias. A quase totalidade das mortes súbitas – 88% - ocorrem quando os bebês tinham entre 28 dias e um ano de idade.

Outro fator que foi correlacionado à morte súbita de bebês é a estação do ano em que se registrou o nascimento. O número de mortes ocorridas durante os meses de inverno, de janeiro a março de 1995 a 1999, foi 31 por cento mais alto do que as registradas de julho a setembro.

Estatísticas mostram que bebês que dormem de bruços correm um risco maior, assim como aqueles cujas mães fumaram durante e depois da gravidez. Os meninos têm uma possibilidade maior de apresentarem esta síndrome do que as meninas.

Mas os pesquisadores advertem: como a causa da síndrome da morte súbita permanece desconhecida, os pais não devem concluir que suas ações são determinantes em eventos como esse.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários