Saúde e Nutrição

A Maria Teresa Maia está grávida e quer saber o motivo de precisar suplementar o ácido fólico.
O ácido fólico é uma vitamina essencial do complexo B que atua na formação de novas células, DNA, glóbulos vermelhos e no desenvolvimento do sistema nervoso. Ele é essencial para todas as pessoas, mas, nas gestantes ele é fundamental para prevenir malformações no feto.
Ele pode ser encontrado na forma sintética, em comprimidos ou cápsulas, sendo chamado de vitamina B9. Sua versão natural é chamada de folato e encontrada em alimentos como vegetais verdes, legumes e grãos.
Pessoas saudáveis geralmente conseguem os níveis necessário de ácido fólico através da alimentação, mas nas gestantes é feita a suplementação pois o bebê em formação precisa dessa vitamina, então, usa-se os comprimidos para ajudar a manter os níveis dentro do adequado. Claro que usar a versão sintética não exime a gestante – ou qualquer pessoa – de seguir uma alimentação que contenha fontes da vitamina.
A deficiência em ácido fólico pode levar a sintomas como anemia, fadiga, fraqueza e problemas de memória. Contudo, não é para ir à farmácia e comprar a vitamina, pois, toda suplementação precisa de acompanhamento profissional para adequar a dosagem e evitar efeitos colaterais indesejados, que vão desde problemas digestivos até a reações cutâneas.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias