Notícias de saúde

Ministério da Saúde recomenda vacinação conta o sarampo

28 de agosto de 2019 (Bibliomed). Em 22 de agosto, o Ministério da Saúde emitiu uma recomendação para vacinação contra o sarampo de todas as crianças com idade entre seis meses e um ano em todo o Brasil. Essa medida preventiva deve atingir 1,4 milhão de crianças que não receberam a dose adicional, denominada "dose zero", além daquelas previstas no Calendário Nacional de Vacinação aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde enviará mais 1,6 milhão de doses aos estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos e mortes graves.

A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde devido ao aumento de casos da doença em alguns estados. Em 20 de agosto, o Ministério da Saúde publicou um novo boletim, indicando que o Brasil registrou 1.680 casos confirmados de sarampo entre 19 de maio e 10 de agosto de 2019 em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1) A taxa de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

O Ministério da Saúde está tomando medidas preventivas. Existe preocupação com essa faixa etária, porque em surtos anteriores foram crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e mortes. Portanto, é necessário que todas as crianças na faixa prioritária sejam vacinadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não é um substituto e não será considerada válida para os fins do Calendário Nacional de Vacinação da criança. Portanto, além da dose atualmente administrada, os pais e responsáveis devem levar seus filhos para receber a vacina viral tripla aos 12 meses de idade (primeira dose); e aos 15 meses (segunda dose) para receber a vacina tetra viral ou tríplice viral e a vacina contra a varicela, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina de crianças deve ser mantida, independentemente da criança ter recebido a "dose zero" da vacina.

Fonte: Ministério da Saúde. 20 de agosto de 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários