Notícias de saúde

Campanha de Vacinação Infantil tem Segunda Etapa no Sábado

SÃO PAULO (Reuters) - A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil será realizada no sábado em todo o país.

Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra poliomielite. As menores de 11 anos, que não foram imunizadas contra sarampo, também deverão tomar vacina, contra sarampo e rubéola, chamada de dupla viral.

Conforme o Ministério da Saúde, mesmo as crianças que estão em dia com a vacinação devem receber a imunização contra a poliomielite.

A vacina é constituída por uma variante viral atenuada que, ao ser introduzida no organismo, estimula a criação de anticorpos para combater a forma selvagem do vírus.

Segundo a assessoria do ministério, a meta de vacinação é de 90 por cento das crianças em todos os municípios do país.

O sarampo é uma doença contagiosa que pode ser erradicada com a vacinação. Porém, para interromper a cadeia de transmissão, é necessário garantir que no mínimo 95 por cento das crianças do país estejam imunizadas. O ministério pretende erradicar a doença até o final do ano.

A previsão oficial é que mais de 16,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade tomem a segunda dose da vacina contra poliomielite. Para cobrir todo o território brasileiro, o governo anunciou que a campanha contará com 131 mil postos de vacinação e 510 mil profissionais, além de 2.600 embarcações e sete aeronaves.

Conforme estatísticas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na primeira etapa da vacinação, realizada em 17 de junho, 16,6 milhões de crianças foram imunizadas contra poliomielite e 15,9 milhões de crianças contra o sarampo, correspondendo respectivamente a 100 por cento e 94,52 por cento da população dessa faixa etária do país.

O orçamento federal destinado às duas etapas da campanha foi de 62,5 milhões de reais gastos na compra de 67,6 milhões de doses de vacina, seringas e infra-estrutura.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários