Notícias de saúde

Terapia Para Dor no Calcanhar é Aprovada nos EUA

WASHINGTON (Reuters Health) - Um tratamento para a fasciite plantar (inflamação da aponeurose da planta do pé), uma forma de dor crônica no calcanhar que afeta 7 milhões de norte-americanos a cada ano, foi aprovada na semana passada pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla remédios e alimentos nos EUA.

O equipamento da OssaTron Extracorporeal Shock Wave, fabricado pela HealthTronics, é o primeiro sistema de onda de choque aprovado nos Estados Unidos para tratar o problema, informou à Reuters Health, Argil Wheelock, presidente da HealthTronics.

O sistema foi liberado pela FDA para pacientes que sofrem com o problema há seis meses ou mais e para aqueles que a terapia convencional falhou, disse Wheelock.

A fasciite geralmente resulta de uma contusão que não foi adequadamente curada e se caracteriza pela formação de um tecido de cicatrização e inflamação crônica.

Pessoas que têm contusões em atividades esportivas, ficam de pé por muito tempo no trabalho ou têm excesso de peso podem ser afetadas pelo problema.

O aparelho envia ondas de choque para a área cicatrizada no calcanhar do paciente e funciona segundo os mesmos princípios da terapia de ondas de choque empregada para eliminação de cálculos renais.

Os danos induzidos pela onda de choque causam a formação de novos vasos sanguíneos e, em conseqüência, recuperando as células, que assim, foram um tecido novo e saudável, explicou Wheelock.

Atualmente, a fasciite é tratada com fisioterapia e drogas para reduzir a inflamação. Se os sintomas persistem são usadas infiltrações (injeções locais de antiinflamatórios esteróides) e, em último caso, cirurgia.

O aparelho da OssaTron foi liberado como uma alternativa à cirurgia, mas Wheelock prevê que muitos cirurgiões poderão considerar a terapia por onda de choque como uma opção também para as infiltrações, que oferecem um risco maior de danos ao tecido.

Segundo Wheelock, o estudo da HealthTronics envolveu 300 pessoas. Cerca de 80 por cento delas tiveram um alívio significativo dos sintomas depois de uma ou duas sessões de ondas de choque, das quais 60 por cento afirmaram não sentir mais dores após a primeira sessão.

Uma pequena porcentagem sofreu perda temporária de sensibilidade dos pés e menos de 1 por cento teve dano de tecido secundário, acrescentou o representante da empresa.

A HealthTronics, de San Diego, obteve uma licença exclusiva para comercializar o OssaTron nos Estados Unidos da empresa suíça HMT. O aparelho já é vendido na Europa há cinco anos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários