Notícias de saúde

Contato pele a pele pode aliviar dor em bebês

15 de outubro de 2020 (Bibliomed). Os bebês podem sentir menos dor quando segurados pelos pais com contato pele a pele, sugere um novo estudo do University College London, na Inglaterra.

O estudo incluiu 27 bebês, até cerca de três meses de idade, que nasceram prematuros ou a termo em hospitais do UCL na Grã-Bretanha. Os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral dos bebês enquanto eles tinham uma dolorosa punção no calcanhar para tirar sangue para teste.

Durante o procedimento, as crianças eram seguradas pela mãe pele a pele, seguradas pela mãe com roupas, ou deitados em um berço ou incubadora - a maioria dessas crianças era enfaixada.

A resposta inicial do cérebro dos bebês à dor do furo no calcanhar foi a mesma. Mas como ele desencadeou quatro a cinco ondas de atividade cerebral, as ondas posteriores de atividade cerebral foram menores entre os bebês que foram mantidos pele a pele.

O amortecimento da resposta retardada à dor nos bebês que tiveram contato com a pele de suas mães sugere que o toque dos pais afeta o processamento de nível superior do cérebro. A dor pode ser a mesma, mas como o cérebro do bebê processa e reage a essa dor depende de o contato deles com um dos pais.

Para os pesquisadores, embora a pesquisa não permita confirmar se o bebê sente menos dor quando em contato com a pele de seus pais, as descobertas apoiam a noção de que segurar um bebê recém-nascido contra a pele é importante para o seu desenvolvimento.

Fonte: European Journal of Pain. DOI: 10.1002 / ejp.1656.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários