Notícias de saúde

A eliminação do sarampo pode ajudar a orientar os esforços de vacinação

25 de junho de 2019 (Bibliomed). As vacinas infantis contra o sarampo têm sido padrão em muitos países desde a década de 1960, e acreditava-se que o sarampo havia sido eliminado em vários países, incluindo, a partir de 2000, os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o sarampo ainda infecta vários milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente crianças, matando cerca de 100.000 a cada ano.

Surtos recentes nos Estados Unidos e em todo o mundo fazem de 2019 um dos piores anos para o sarampo em décadas. Os pesquisadores chamam esse caminho de "canônico" porque é o resultado esperado da teoria fundamental que governa a dinâmica epidêmica do sarampo.

O progresso de um país em direção à eliminação do sarampo pode ser traçado em um "caminho canônico" que, por sua vez, pode guiar as estratégias de vacinação, de acordo com um estudo recente. Verificou-se que a trajetória que os países seguem para eliminar o sarampo se deve à sua taxa de natalidade e cobertura vacinal. A adoção do novo conceito de via canônica poderia ajudar os países a adaptar os esforços de controle do sarampo à medida que avançam para sua eliminação, em geral, e também como uma resposta aos surtos.

O "caminho canônico" reflete o fato de que o número anual de casos de sarampo per capita em um país - incidência - diminui à medida que o número de pessoas suscetíveis a sarampo diminui. A diminuição do número de crianças suscetíveis ocorre devido ao aumento da vacinação e/ou à diminuição da taxa de natalidade. A rota também reflete a observação de que, à medida que a incidência de sarampo diminui, ela inicialmente se torna mais variável de um ano para o outro, à medida que os hospedeiros suscetíveis estão cada vez mais distantes, em média, e os surtos se tornam mais frequentes, esporádicos e imprevisíveis.

Esses surtos mais esporádicos alteram a natureza de quem é infectado, modificando a doença de um único bebê para uma que também pode afetar adultos. Essa mudança de idade tem sido óbvia em surtos recentes nos Estados Unidos e em outros lugares.

Um novo estudo publicado na revista Science abordou este tema. Quando a análise inicial do estudo foi concluída com dados até 2014, descobriu-se que a história era muito clara: os países estavam se movendo em direção à eliminação no caminho canônico e depois permanecendo lá. Infelizmente, quando dados mais recentes são adicionados, a história se torna mais complicada, pois muitos países, particularmente nas Américas, começaram a recuar pelo caminho devido à vacinação inadequada alimentada, em parte, pela agitação social e pela rejeição da vacina em vários países.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos estimaram que as vacinas contra o sarampo preveniram mais de 20 milhões de mortes em todo o mundo entre 2000 e 2017. Mesmo até 2000, houve até 28 milhões de casos de sarampo em todo o mundo, com mais de 500.000 mortes associadas. Nos últimos anos, tem havido surtos de sarampo com milhares de casos relatados, mesmo em países ricos, como Alemanha, Itália e Espanha. Alguns países menos ricos, como a Índia, as Filipinas, a Etiópia e a Nigéria, ainda declaram dezenas de milhares de casos a cada ano.

Após a introdução das vacinas contra o sarampo, os países em geral tendem a seguir o caminho em direção a eliminação da doença. Mas se a cobertura de vacinação é reduzida, a tendência pode “virar” e começar a se mover na direção oposta. Para epidemiologistas de doenças infecciosas, uma das grandes histórias dos últimos anos tem sido o aumento de casos de sarampo em países de renda média, como o Brasil e a Ucrânia, em parte devido à recusa de muitos pais em vacinar seus filhos.

Fonte: Science. Vol. 364, Issue 6440, pp. 584-587.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários