Notícias de saúde

Associações entre absenteísmo escolar, doenças gastrointestinais e respiratórias e renda

12 de abril de 2019 (Bibliomed). Crianças de famílias de baixa renda são mais propensas a apresentar doenças gastrointestinais e respiratórias recentes, mas são menos propensas a perder qualquer dia de escola, de acordo com pesquisa publicada na revista eletrônica Morbidity and Mortality Weekly Report, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Pesquisadores do CDC em Atlanta analisaram dados do National Health Interview Survey sobre absenteísmo escolar e doença gastrointestinal nos Estados Unidos durante o período de 2010 a 2016 para identificar associações entre renda, doença e absenteísmo.

Os pesquisadores descobriram que, à medida em que a renda diminuía, havia um aumento na prevalência de doenças gastrointestinais e respiratórias nas duas semanas anteriores à pesquisa. A probabilidade de perder dias letivos durante o ano anterior diminuiu com a redução da renda, mas também significativamente mais propensos a ter uma doença gastrointestinal (6% versus 5%) ou doença respiratória (14% versus 13%) nas duas semanas anteriores.

Do ponto de vista da saúde pública, essas descobertas destacam a necessidade de recursos e atenção para medidas preventivas para manter as crianças na escola, segundo os autores. As escolas têm oportunidades de servir de cenário para prevenir a transmissão de doenças comunicáveis.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2019;68:209–213.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários