Notícias de saúde

Doença pulmonar obstrutiva crônica aumenta risco de morte em casos de cirurgia

12 de junho de 2023 (Bibliomed). Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que precisam se submeter a cirurgias de grande porte estão em maior risco de morte no ano posterior ao procedimento cirúrgico, além de terem custos de saúde até 13% maiores se comparados com pacientes sem a condição.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de quase 933.000 pacientes submetidos a cirurgias de grande porte, incluindo artroplastia total do quadril ou joelho, cirurgia gastrointestinal, cirurgia vascular ou outras operações eletivas. Mais de 170.000 desses pacientes sofriam de DPOC.

Os pacientes com DPOC eram mais velhos, mais provavelmente do sexo masculino, frágeis, com renda mais baixa e com condições pré-existentes, como doenças cardíacas, diabetes e câncer de pulmão, observaram os pesquisadores.

Os resultados mostraram que em pessoas com DPOC cirurgias de grande porte aumentam as chances de morte dentro de um ano em 61%. Além disso, esses pacientes têm custos de saúde 13% maiores no ano após a operação, quando comparados com pacientes sem a condição respiratória.

Fonte: Canadian Medical Association Journal (CMAJ). DOI: 10.1503/cmaj.220733.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários