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Experiências de pacientes e de seus médicos com a Telemedicina para o acompanhamento de pacientes

20 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Consultas virtuais por vídeo podem efetivamente substituir visitas de consultório a pacientes selecionados em especialidades médicas, sem sacrificar a qualidade do atendimento ou a comunicação médico-paciente, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Managed Care.

Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, entrevistaram 254 pacientes após a primeira consulta virtual e 61 médicos que participaram do primeiro ano completo do programa. Os pacientes foram vistos nos departamentos de psiquiatria, neurologia, cardiologia, cuidados primários e oncologia.

Os pesquisadores descobriram que 79% dos pacientes relataram que encontrar um horário conveniente para uma consulta virtual de vídeo de acompanhamento era mais fácil do que encontrar tempo para uma consulta tradicional, enquanto 62% relataram que a qualidade das visitas de vídeo virtual não era diferente das visitas em consultório. Um em cada cinco pacientes (21%) achava que a qualidade geral das visitas virtuais era melhor. Os resultados foram semelhantes para os médicos, com 59% que forneceram consultas virtuais de vídeo informando que, para os pacientes selecionados, a qualidade das consultas virtuais era comparável às ocorridas no consultório, enquanto um terço considerava que a qualidade das consultas presenciais era melhor. Mais profissionais de saúde do que pacientes sentiram que as visitas ao consultório ofereciam uma melhor "conexão pessoal" (46% versus 33%). A maioria dos pacientes (68%) avaliou as consultas virtuais em 9 ou 10 em uma escala de 10 pontos. Aqueles que classificaram as consultas com uma pontuação mais baixa geralmente tinham tido problemas técnicos, embora geralmente fossem resolvidos no momento das consultas com assistência técnica.

Os pesquisadores não acreditam que os pacientes não achassem as consultas virtuais mais convenientes, mas ficaram impressionados com o fato de quase todos perceberem que a qualidade do atendimento ou da comunicação é a mesma ou até melhor do que nas consultas presenciais.

Fonte: Am J Manag Care. 2019;25(1):40-44.

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