Notícias de saúde

FDA adverte sobre o aumento do risco de rupturas/lacerações da aorta com antibióticos fluoroquinolonas em certos pacientes

23 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Uma revisão do Food and Drug Administration (FDA) dos E.U.A. concluiu que os antibióticos fluoroquinolonas podem aumentar a ocorrência de eventos raros, porém graves, de rupturas ou lacerações na aorta. Essas lacerações e as chamadas dissecções aórticas, ou as rupturas de um aneurisma da aorta podem levar a sangramento perigoso ou até a morte. Podem ocorrer com fluoroquinolonas para uso sistêmico administrado por via oral ou por injeção.

“As pessoas sob risco aumentado incluem aqueles com uma história de bloqueios ou aneurismas da aorta ou outros vasos sanguíneos, hipertensão arterial, certos distúrbios genéticos que envolvem alterações dos vasos sanguíneos e os idosos", segundo o relatório do FDA.

Com este novo aviso do FDA sobre o risco aumentado de ruptura da aorta, deve-se ter cuidado com aqueles pacientes em risco. A triagem por um cardiologista antes de iniciar esses antibióticos é a melhor prevenção. Exames de ultrassonografia são rápidos e facilmente obtidos, e podem ajudar a orientar um tratamento.

As fluoroquinolonas são divididas em dois grupos, considerando-se o espectro antimicrobiano e a sua farmacologia:

Grupo mais antigo: ciprofloxacino, norfloxacino e ofloxacino

Grupo mais novo: gemifloxacino, levofloxacino e moxifloxacino

Fonte: FDA Safety Annoucement.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários