Notícias de saúde

Qual o melhor tratamento para aneurisma da aorta abdmoninal?

20 de julho de 2022 (Bibliomed). O reparo endovascular do aneurisma da aorta abdominal está associado a uma redução significativa na mortalidade e morbidade perioperatória no tratamento desta patologia, em comparação com o reparo do aneurisma aberto. No entanto, esse benefício diminui com o tempo devido ao aumento das reintervenções e à ruptura tardia do aneurisma após o reparo endovascular.

Estudo recente teve como objetivo comparar os resultados a longo prazo do reparo endovascular versus aberto de aneurisma de aorta abdominal.

Neste estudo de coorte de 32.760 reparos de aneurisma da aorta abdominal em um banco de dados correspondente ao Medicare, o reparo aberto foi associado a maiores chances de mortalidade em 30 dias e complicações perioperatórias, mas menores taxas de mortalidade, ruptura e reintervenção em 6 anos.

Esses achados sugerem que o reparo endovascular do aneurisma da aorta abdominal teve benefícios perioperatórios, mas os resultados a longo prazo permaneceram uma preocupação significativa, exigindo vigilância cuidadosa durante o acompanhamento a longo prazo e consideração do reparo aberto do aneurisma em candidatos apropriados.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.12081.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários