Notícias de saúde

Doença Renal Crônica está ligada ao consumo de bebidas açucaradas

14 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Pessoas que ingerem muitas bebidas com açúcar podem estar se colocando em risco de doença renal crônica (DRC), sugere um novo estudo.

O estudo de mais de 3.000 homens e mulheres negros no Mississippi descobriu que aqueles que consumiram mais refrigerantes, água e bebidas com frutas adoçadas tiveram um risco 61% maior de desenvolver doença renal crônica.

Especificamente, os pesquisadores analisaram os indivíduos através de um questionário aplicado no início do estudo no período de 2000 a 2004. Os participantes foram acompanhados de 2009 a 2013.

Entre os 3003 participantes, 185 (6%) desenvolveram DRC em um seguimento médio de 8 anos. Após ajuste para fatores de confusão, consumir um padrão de bebida que consiste em refrigerante, bebidas com frutas adoçadas e água foi associado a um maior risco de desenvolvimento de DRC. Os participantes no tercil superior para este padrão de bebida foram 61% mais propensos a desenvolver DRC do que aqueles no tercil inferior.
 
Os pesquisadores ficaram surpresos ao ver que a água era um componente dessa bebida que estava ligada a um risco maior de DRC. Eles observaram que os participantes do estudo podem ter relatado sua variedade de tipos de água, incluindo água com sabor e adoçada. Infelizmente, os pesquisadores não coletaram informações sobre marcas específicas ou tipos de água engarrafada.

Fonte: American Society of Nephrology, news release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários