Notícias de saúde

Beber vinho pode ser útil em pacientes com doença renal

30 de abril de 2014 (Bibliomed). Pesquisa apresentada na reunião da National Kidney Foundation nos Estados Unidos demonstrou que o consumo moderado de vinho encontra-se associado com uma menor prevalência de doença renal crônica (DRC ); e que, para aqueles que já têm doença renal crônica, o estudo indica que algum consumo de vinho pode ser ligado a um menor risco de doença cardiovascular.

Utilizando dados de 2003 a 2006 da pesquisa National Health and Nutrition Examination, pesquisadores da Universidade do Colorado em Denver analisaram a ingestão de vinho dos 5.852 participantes. O estudo revelou que a prevalência da DRC foi menor nos participantes que bebiam menos de um copo de vinho por dia , em comparação com aqueles que não
Estatisticamente, as pessoas com doença renal crônica que bebiam menos de um copo de vinho um dia tiveram um risco 29 por cento menor de eventos cardiovasculares do que pessoas que não bebiam nenhum vinho.

No entanto, ao passo que o estudo sugere o vinho é protetor contra a doença renal e naqueles pacientes com doença renal e doenças do coração. Mas não se pode fazer qualquer conclusão de causa e efeito baseando-se apenas nos resultados da pesquisa.

Fonte: National Kidney Foundation meeting, Las Vegas April 23, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários