Notícias de saúde

Pouco conhecimento do cuidador sobre asma significa maior tempo de internação para a criança

02 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Para crianças hospitalizadas com exacerbações de asma, o conhecimento do cuidador prevê a duração da estadia, de acordo com um estudo apresentado no Congresso Anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, realizada de 15 a 19 de novembro de 2018 em Seattle.

Pesquisadores da Columbia University, em Nova York, e colegas examinaram a correlação entre o conhecimento do cuidador sobre a asma e o tempo de permanência em 73 crianças hospitalizadas com uma exacerbação da asma. Na admissão, na alta e após quatro a seis semanas, os cuidadores preencheram questionários. A orientação educativa da asma foi fornecida a todas as famílias e incluiu materiais de asma interativos e demonstração do cuidador da correta técnica inalatória.

Os pesquisadores descobriram que a probabilidade de ter uma internação prolongada (mais de dois dias) foi quatro vezes maior para os filhos de cuidadores com um conhecimento ruim acerca da asma em comparação com aqueles com conhecimento adequado sobre a asma (odds ratio, 4,44) após ajuste para variáveis ​​de confusão.

Entre a admissão e quatro a seis semanas de seguimento, os cuidadores demonstraram um aumento no conhecimento geral sobre a asma, especificamente sobre o uso de um plano de ação para a asma, após a internação. Entre quatro e seis semanas após a alta, 90% e 73% dos cuidadores foram capazes de nomear corretamente os medicamentos de resgate e de controle de seus filhos, respectivamente.

Fonte: American College of Allergy, Asthma and Immunology (ACAAI) Annual Scientific Meeting 2018, Seattle.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários