Notícias de saúde

Pessoas que dormem bem têm melhor saúde cardiometabólica

16 de novembro de 2018 (Bibliomed). Tão importante quanto ter ao redor de oito horas do sono à noite, uma nova pesquisa sugere que ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias é importante para sua saúde.

O estudo de mais de 1.900 adultos descobriu que aqueles que não tinham uma hora de dormir e acordar tinham um peso mais elevado, tinham níveis mais altos de açúcar no sangue, pressão arterial mais alta e maior risco de infarto no coração ou derrame cerebral em dez anos. Para o estudo, participantes de 54 a 93 anos usaram dispositivos que rastrearam os horários de sono até o minuto. Isso permitiu que os pesquisadores identificassem a hora exata da hora de dormir.

Os pesquisadores também acompanharam quando os participantes foram para a cama e quanto tempo eles dormiram. Eles descobriram que as pessoas com pressão alta tendem a dormir mais e as pessoas obesas tendem a ficar acordadas até mais tarde.

Talvez a obesidade atrapalhe o sono; ou, como algumas pesquisas sugerem, talvez o sono ruim interfira no metabolismo do corpo, o que pode levar ao ganho de peso, e isto seja um ciclo vicioso.

As pessoas com sono irregular também eram mais propensas a dizer que sofriam de depressão e estresse, do que aquelas que tinham padrões regulares de sono.

Em termos de raça, as pessoas de raça negra compunham a maior proporção de indivíduos com sono irregular, comparados aos brancos, asiáticos-americanos ou hispânicos.

Os achados mostram uma associação entre sono irregular e saúde, mas não pode provar que um provoca o outro, os pesquisadores acautelados. De todas as coisas que a equipe mediu, no entanto, manter horas regulares acabou sendo o melhor preditor de saúde cardíaca e metabólica. As pessoas com sono irregular tinham mais sonolência durante o dia e eram menos ativas - talvez porque estivessem cansadas.

Fonte: Duke University, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários