Notícias de saúde

Níveis elevados de gordura estão relacionados com aumento do risco de câncer de mama

16 de março de 2018 (Bibliomed). Os altos níveis de gordura corporal estão associados ao risco elevado de câncer de mama receptor de estrogênio (RE) positivo em mulheres pós-menopáusicas com índice de massa corporal normal (IMC), de acordo com um estudo apresentado na Conferência Especial da Associação Americana de Pesquisa do Câncer - Obesidade e Câncer : Mecanismos subjacentes à etiologia e resultados - realizada de 27 a 30 de janeiro de 2018 em Austin, Texas.

Investigadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, e colegas examinaram a correlação entre os níveis de gordura corporal e o risco de câncer de mama entre as mulheres com IMC normal. O estudo foi realizado na Women's Health Initiative e incluiu 3.460 mulheres pós-menopáusicas com IMC de 18,5 a <25 kg/m². Um total de 182 cânceres invasivos foram acompanhados por um tempo médio de 16 anos, dos quais 146 foram RE-positivos.

Os pesquisadores descobriram que os índices de risco ajustados multivariáveis ​​foram 1,7 e 1,75 para o câncer de mama invasivo no quartil mais alto versus o mais baixo da massa gorda do corpo inteiro e da massa gorda do tronco, respectivamente. Os índices de risco ajustados correspondentes ao câncer de mama RE-positivo foram 2,1 e 1,91. Após o ajuste para a relação cintura-quadril, as associações permaneceram estatisticamente significativas.

Portanto, os resultados mostram que o risco de câncer de mama invasivo é aumentado em mulheres pós-menopáusicas com IMC normal e níveis mais altos de gordura corporal, o que significa que uma grande proporção da população tem um risco não reconhecido de desenvolver câncer.

Fonte: American Association for Cancer Research Special Conference Obesity and Cancer: Mechanisms Underlying Etiology and Outcomes, Jan. 27-30, 2018.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários