Notícias de saúde

Câncer de mama é mais freqüente em mulheres obesas

21 de Agosto de 2003 (Bibliomed). O câncer de mama atinge as mulheres mais freqüentemente a partir dos 40 anos, principalmente aquelas que têm familiares próximos (mãe, irmã ou filha) com a mesma doença, que menstruaram antes dos 12 anos, que tiveram filhos após os 30 anos e que apresentaram nódulos de mama na juventude. Está também relacionado com uma dieta rica em gorduras e ao consumo de álcool.

Agora uma nova pesquisa demonstrou que após a menopausa as mulheres obesas têm uma possibilidade 18 por cento mais elevada de desenvolverem câncer de mama, se comparadas com mulheres de peso normal.

Investigadores britânicos da unidade de epidemiologia da Universidade de Oxford compararam os níveis de hormônios sexuais sangüíneos ao índice de massa corpórea (IMC) de 624 pacientes portadoras de câncer de mama e de 1.669 mulheres saudáveis. O novo estudo demonstrou que à medida que o IMC aumentou, ocorreu também um aumento dos níveis de estrógenos no sangue, o que já foi anteriormente ligado a maior incidência do câncer de mama.

Os pesquisadores estão incentivando as mulheres na fase de menopausa a manterem um peso saudável com o exercício e uma dieta equilibrada, a fim evitar o risco do câncer de mama.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários