Notícias de saúde

Gordura saturada está relacionada à densidade da mama

27 de junho de 2016 (Bibliomed). Adolescentes que ingerem grandes quantidades de gorduras saturadas ou baixas quantidades de gorduras mono e poliinsaturadas saudáveis tendem a ter seios mais densos 15 anos mais tarde, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Investigadores da Universidade de Maryland School of Medicine, em Baltimore, e colegas usaram dados do Dietary Intervention Study in Children, iniciado em 1988, registrando-se mais de 600 crianças entre as idades de 8 e 10 anos. Mais de 300 das crianças eram meninas. Em várias ocasiões, os participantes relataram detalhes de suas dietas. Mais tarde, em um seguimento do mesmo grupo, os pesquisadores utilizaram ressonância magnética para medir a densidade da mama em 177 participantes do sexo feminino quando eram as idades atingiram de 25 a 29 anos.

Os pesquisadores descobriram que a maior ingestão de gorduras saturadas e menor ingestão de gorduras mono e poliinsaturados durante a adolescência foram associados com um risco aumentado de seios mais densos. As mulheres que comeram mais gorduras saturadas durante a adolescência tiveram cerca de 13% do total de calorias provenientes de gordura saturada. Estas mulheres tinham uma densidade média de mama de 21,5%. As mulheres que comeram menos gorduras saturadas - cerca de 8% do total de calorias provenientes de gordura - tinha uma densidade de mama de 16,4%. Uma diferença similar foi encontrada para aquelas que ingeriram os mais baixos níveis de gorduras saudáveis ​​durante a adolescência em comparação com aquelas que comeram níveis mais altos. Comer mais gorduras saudáveis ​​foi associado com menor densidade da mama.

Fonte: Cancer Epidemiol Biomarkers Prev; 25(6); 1–9. ©2016 AACR.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários