Notícias de saúde

Combinação de exercício aeróbico com ioga traz melhores resultados para pacientes com doença cardíaca

13 de novembro de 2017 (Bibliomed). Para pacientes com doença cardíaca coronária com diabetes tipo 2, a combinação de ioga e exercícios aeróbicos estão associados a uma melhora nos fatores de risco de doença cardíaca do que o ioga ou exercício aeróbico isoladamente, de acordo com um estudo apresentado no 8º Congresso da Sociedade Cardíaca dos Emirados em colaboração com o American College of Cardiology Middle East Conference, realizada de 19 a 21 de outubro em Dubai.

Pesquisadores indianos randomizaram pacientes diagnosticados com doença coronariana em um dos três grupos: exercício aeróbio (grupo 1.225 indivíduos), ioga indiano específico para doenças cardíacas e diabetes (grupo 2.240 pacientes), ou ioga indiano específico, mais exercícios aeróbicos (grupo 3.285 indivíduos).

Os pesquisadores descobriram que os resultados foram semelhantes nos grupos 1 e 2 para redução da pressão arterial, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade, redução de peso, redução da circunferência da cintura e melhora da angina (. Em comparação com os grupos individuais, o grupo 3 apresentou duas reduções maiores na pressão arterial, índice de massa corporal e colesterol. Em comparação com os grupos 1 e 2, o grupo 3 também apresentou melhora significativa da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, função diastólica, caminhada de seis minutos ou capacidade de exercício, recuperação da frequência cardíaca e classe de dispneia/angina.

O estudo concluiu que o ioga combinado ao exercício aeróbico reduzem o estresse mental, físico e vascular e podem levar à diminuição da mortalidade e morbidade cardiovascular.

Fonte: 8th Emirates Cardiac Society Congress in Collaboration with ACC Middle East Conference 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários