Notícias de saúde

Idosos também são beneficiados com atividade física

07 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Nem mesmo quem já chegou na terceira idade tem mais desculpa para ficar deitado no sofá. Uma pesquisa realizada em Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com idade acima de 80 anos também podem melhorar suas condições de saúde através de exercícios físicos regulares. “Os resultados da pesquisa indicam que nunca se está muito velho para começar a se exercitar”, explicou o coordenador e pesquisador do Sistema de Saúde Ann Arbor, do Departamento de Assuntos Veteranos, Peter V. Vaitkevicius.

O estudo foi realizado com 22 idosos, que praticaram dois tipos de atividades aeróbicas – bicicleta ergométrica ou esteira, duas vezes por semana, durante aproximadamente 20 minutos. Antes de começar o programa, os idosos tinham uma vida sedentária e muitos sofriam com problemas de saúde, como doenças coronarianas e artrite. Depois de seis meses, os resultados da pesquisa mostraram que, à medida que praticavam exercícios, os idosos aumentavam a sua capacidade de transportar e utilizar oxigênio, que é um dos indicadores da boa forma física. Segundo Vaitkevicius, quanto mais as pessoas se exercitavam, mais o consumo de oxigênio melhorava. Os participantes do estudo também apresentaram queda na pressão sanguínea sistólica, que causa a “pressão alta” e melhora significativa na resistência aeróbica.

De acordo com a pesquisa, a bicicleta ergométrica pareceu ser mais eficiente para os participantes do que a esteira. “Pode ser que a mecânica de uma esteira exija demais de um paciente idoso”, disse Vaitkevicius. Embora o estudo tenha analisado apenas atividades físicas aeróbicas, o pesquisador acredita que, para as pessoas mais velhas e frágeis, o programa ideal também incluiria exercícios para aumentar a força, como levantamento de peso, já que os idosos tendem a perder muita massa muscular. Além disso, o pesquisador aconselha associar às atividades físicas, exercícios que proporcionam o equilíbrio do corpo e da mente, como a ioga.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários