Notícias de saúde

Ioga pode ajudar pacientes a controlar a pressão alta

28 de abril de 2023 (Bibliomed). Praticar ioga pode ser ajudar a controlar a pressão arterial elevada, indica estudo da Laval University, no Canadá.

Os pesquisadores recrutaram 60 pessoas que receberam diagnóstico de pressão alta e síndrome metabólica, que é um conjunto de condições que aumentam o risco de problemas cardíacos e derrames.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Ao longo de três meses, eles fizeram 15 minutos de ioga estruturada ou alongamento, além de 30 minutos de exercícios aeróbicos cinco vezes por semana.

Os pesquisadores mediram a pressão arterial dos participantes, tamanho do corpo, inflamação, açúcar no sangue, lipídios e pontuações de risco de ataque cardíaco. Eles não encontraram diferenças entre os dois grupos em idade, sexo, taxas de tabagismo, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial sistólica e diastólica em repouso, frequência cardíaca em repouso e pressão de pulso quando o estudo começou.

Após três meses, ambos os grupos tiveram uma diminuição na pressão arterial em repouso, bem como na pressão arterial média e na frequência cardíaca.

Para o grupo de ioga, a pressão arterial sistólica (o número superior) diminuiu 10mmHg. Para o grupo de alongamento, caiu apenas 4mmHg.Aqueles que praticam ioga também reduziram a frequência cardíaca em repouso e o risco cardiovascular em 10 anos.

Fonte: Canadian Journal of Cardiology. DOI: 10.1016/j.cjca.2022.09.019.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários